segunda-feira, 18 de maio de 2015

A parametrização do BibLivre IV, estrutura informacional que determina as políticas de ação.




Testando no BibLivre, podemos observar que o software permite a personalização da maioria das configurações da interface, como o título da biblioteca, dias de funcionamento para que se tenha controle do agendamento de empréstimo de usuários, a alteração do idioma padrão (Português) para Inglês ou espanhol, a moeda (moeda que será utilizada em multas e no módulo de aquisição),o controle da quantidade máxima de resultados que serão exibidas em uma única página nas pesquisas do sistema , e informam claramente que um número muito grande poderá deixar o sistema mais lento.
Ainda sobre os limites de pesquisa, no caso da pesquisa catalográfica pode-se limitar a quantidade de registros encontrados pelos usuários, sendo importante para evitar que o sistema fique muito lento, ainda mais no caso de bibliotecas que tenham muitos registros, caso a quantidade de resultados da pesquisa do usuário exceda este limite, será recomendado que ele melhore os filtros da pesquisa. Na pesquisa distribuída, recomenda-se evitar um limite muito elevado pois essas buscas levam muito tempo para retornar os resultados pesquisados, também é possível personalizar essa busca.
A configuração de destino dos backups, representa o caminho no servidor onde o Biblivre está instalado, para a pasta onde deverão ser guardados as cópias de segurança do Biblivre. Caso esta configuração estiver vazia, as cópias de segurança serão gravadas no diretório Biblivre dentro da pasta do usuário do sistema. É recomendado que o caminho esteja associado a algum tipo de backup automático em núvem, como os serviços Dropbox, SkyDrive ou Google Drive. Caso o Biblivre não consiga guardar os arquivos no caminho especificado, os mesmos serão guardados em um diretório temporário e poderão ficar indisponíveis com o tempo. O software chama a atenção em relação ao “caminho para o programa pg_dump”, sendo essa uma configuração avançada mas de grande importância. O Biblivre tentará encontrar automaticamente o caminho para o programa pg_dump e, exceto em casos onde seja exibido um erro,  não será preciso alterar esta configuração. Esta configuração representa o caminho, no servidor onde o Biblivre está instalado, para o executável pg_dump que é distribuído junto do PostgreSQL. Caso esta configuração esteja inválida, o Biblivre não será capaz de gerar cópias de segurança. Assim como o caminho para o programa pg_dump, o Biblivre tentará encontrar automaticamente o caminho para o programa psql e, exceto em casos onde seja exibido um erro abaixo, você não precisará alterar esta configuração. Esta configuração
representa o caminho, no servidor onde o Biblivre está instalado, para o executável psql que é distribuído junto do PostgreSQL. Caso esta configuração estiver inválida, o Biblivre não será capaz de gerar e restaurar cópias de segurança.




Novidade de DESTAQuE nos parâmetros da atual versão (IV)


Com a versão 4.0 do Biblivre, foi introduzido um conceito considerado muito importante pelos desenvolvedores, com o qual pode-se em um mesmo computador, administrar diferentes bibliotecas. Significa que em uma única instalação do Biblivre é possível criar diversas bibliotecas, e o software dará suporte sem nenhum tipo de limitação. Essa opção, contudo, só é justificada se for o caso de ter mais de uma biblioteca em uma mesma instituição, por exemplo, bibliotecas departamentais, ou mesmo setoriais. Nas configurações está disponível a opção de habilitar “multi-bibliotecas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário